Uma das maiores preocupações de quem vai comprar o primeiro imóvel é sobre como escolher o imóvel ideal. Afinal, é um valor muito alto para arriscar tanto. Pensando nisso resolvi fazer este post com os pontos que eu usei para comprar o meu. Separei por categorias, mas um puxa o outro.

Aqui no blog já temos outros três posts sobre compra do apartamento. O primeiro é sobre apartamento novo ou usado, o segundo sobre a planilha de gastos que uso e disponibilizei para download e o terceiro é sobre como e o porquê de se fazer a organização documental ao comprar um imóvel. Ainda tenho algumas dicas no Instagram para quem quiser conferir. Vamos aos itens:

–  Valor
Não adianta olhar os itens abaixo se este não for primeiramente resolvido. Uma coisa que a gente percebe ao começar a simular financiamento é que o nosso salário limita o valor financiável. Como resolver isso? Guardando o máximo de entrada possível.

Eu estipulei um valor máximo e guardei a entrada necessária para conseguir o financiamento pelo banco que eu queria. Como calculei isso? Entrei no site do banco e simulei. Óbvio que quem é cliente do banco tem muitas facilidades, mas geralmente o valor da entrada não muda. O que baixa é o juros.

– Condomínio
Pouca gente esquece deste item, porém quem compra apartamento não deve esquecer dele jamais! Inclusive quem paga tem ranço, mas eu prefiro pagar a ter que fazer os serviços. É importante não esquecer que este gasto é fixo e não pode deixar de entrar nas contas mensais.

Se comprou um lançamento fica difícil calcular o valor do condomínio, mas pesquisa ao redor mais ou menos quanto estão pagando para ter uma ideia. Lembra que quanto melhor a localização do imóvel, mais área privada e de lazer/comum, mais o condomínio aumenta.

Achou o apartamento usado ideal, mas vai se endividar por conta de um condomínio alto? Pensa melhor!

– Localização
Esse item engloba muita coisa! É preciso verificar proximidade com o trabalho/escolas/faculdades, pois quanto mais perto é melhor; se tem ponto de ônibus perto; se pega o sol da manhã, da tarde ou se não pega sol; se o apê dá pra área de lazer e se o barulho das crianças vai te incomodar; o estilo de vida dos vizinhos pra ter ideia de barulho; se a rua alaga com as chuvas; se o índice de violência é alto; se tem farmácias, padarias, supermercados próximos pra não ficar dependente do carro; se o trânsito é intenso.

– Quantidade de torres e apartamentos por andar
Geralmente as pessoas não se atentam a isso, mas tenho que dizer que é muito importante principalmente se o condomínio tem área de lazer. Quanto mais torres e apartamentos por andar, mais gente pra dividir a área de lazer. Caso não tenha área de lazer, será ótimo dividir o valor do condomínio com mais gente.

Eu optei por ter uma área de lazer boa e um condomínio com menos torres. Tive a oportunidade de comprar, pelo mesmo valor do meu apartamento, uma cobertura e desisti pela quantidade de torres pra dividir a área de lazer. Veja qual é a tua prioridade.

– Tamanho do apartamento
Quem tem família ou vai comprar com o parceiro e quer logo ter filhos realmente vai precisar de mais espaço, mas quem vai morar sozinho (como eu) não precisa de muito. Porém, tudo é oportunidade. No meu caso um loft de 1 quarto e um apê de 2 quartos bem maior estavam no mesmo preço, então optei pelo maior pensando inclusive na revenda.

– Vaga de garagem
Hoje é difícil achar uma família que não tenha ao menos um carro. Pensem com muito carinho antes de comprar um apartamento sem vaga de garagem, pois isso faz inclusive desvalorizar o imóvel. Caso não tenha carro, dá para ganhar um dinheirinho alugando a vaga!

– Área de lazer
Muitas pessoas não se atentam para este item, mas é super importante, pois ele faz aumentar ou diminuir o condomínio. Portanto, se tu não faz questão de área de lazer, pra que pagar mais caro para ter? Toda economia é bem-vinda.

Como escolher o imóvel ideal não é uma tarefa fácil, mas estes foram os itens que eu analisei para resolver qual seria o meu. Peguei os empreendimentos que eu tinha possibilidade de comprar e fiz uma tabela com os prós e contras. Acredito que eu tenha acertado.

Beijos,