No mês passado disponibilizei a minha planilha de gastos após a compra do apartamento, pois tudo mudou financeiramente e tive que me readaptar. Afinal, não é só assinar o contrato! Temos que pagar o ato, as parcelas, a avaliação do financiamento, o financiamento, o ITBI e cartório e tudo custa muito caro. Entretanto, nada adiantará se não tivermos também uma organização documental.

Ao comprar um imóvel todo cuidado é pouco, pois o que não falta é empresa querendo te passar a perna. Caso não tenhas sido organizado desde o início podes perder um dinheiro que não estava esperando e se embolar nas dívidas.

O primeiro passo é comprar uma pasta. No meu caso eu recebi uma da construtora com o logo da mesma e foi ótimo pra diferenciar das que eu já tinha. Nela vais colocar a priori toda a documentação recebida pela construtora: memorial descritivo, contrato, planta, folder e via de conta para depósito do ato.

Pagou o ato? Imprime o comprovante de pagamento e grampeia com a via de conta para depósito para saber que um corresponde ao outro. Caso o comprovante seja em papel termossensível, faz uma cópia em papel sulfite! Guarda tudo na pasta.

Ainda falando de finanças, no dia do contrato vocês vão ter que escolher um dia para o vencimento das parcelas mensais/anuais. Escolham esse dia com cuidado, pois lembrem que é boleto e eles dão 48h para lançar o pagamento. Como eu recebo no último dia útil do mês, optei pelo dia 5. Lá pelo dia 28 já peço o boleto e assim que recebo o salário a primeira coisa que faço é pagar a construtora para não pagar juros e multa.

Todo início de mês peço o boleto (não fica esperando o boleto cair do céu, porque eles não mandam se tu não pedir), imprimo, pago, imprimo o comprovante de pagamento e grampeio os mesmos para saber que correspondem ao mesmo mês. Em seguida, já guardo na pasta juntando por ordem crescente com um clip.

Outra coisa que a construtora não será boazinha em te mandar são os extratos ou as fichas financeiras. Passou dia 5 já solicito o extrato, pois é por ele que eu e a construtora temos a comprovação de que estou em dia com o pagamento. Não pense que isso é bobagem! Já vi construtora avisar lá no final que não consta o pagamento de 2 anos atrás e o cliente por não ter feito a pasta com a documentação, teve que pagar dobrado e com juros!

Podes correr atrás do financiamento desde o início. Pra facilitar a tua vida, deixa na pasta também a tua documentação! Cópias da identidade, cpf, certidão de casamento, contracheque, imposto de renda. Assim, quando surgir aquele tempinho para passar no banco não vais perder um tempão procurando os documentos e fazendo cópia. É só levar a pasta.

Não esquecer de ter também esses documentos digitalizados em pasta no pc/note! Caso entre em contato só com a correspondente do banco vais precisar enviar tudo por e-mail.

Eu morro de preguiça de arrumar e limpar a casa, mas quando se fala em organização documental e financeira eu não brinco em serviço! Infelizmente aprendi nessa vida que muitas pessoas querem o nosso bem, mas também tem muitos que vão nos passar a perna. Que sejamos mais espertos.

Várias outras dicas estou dando no meu instagram. Participa lá também.

Beijos,