Uma palavra que eu não suporto: juros! Não tenho cartão de crédito com limite alto e 90% das minhas coisas pago a vista. Antes de fazer qualquer coisa sempre vou atrás de informações para sanar todas ou a maioria das minhas dúvidas. Não foi diferente quando quis comprar o apê e a minha maior preocupação era: apartamento novo ou usado?

thah-de-pavulagem-ape-novo-ou-usado

Comecei a juntar dinheiro em 2015 quando terminei de pagar meu carrinho para que em 2016 pudesse comprar o meu apê. Confesso que foi um tempo curto, mas era o tempo ideal para fazer tudo certinho e que no final eu não levasse gato por lebre. Só que nem tudo é um mar de rosas e pra quem não é milionário (assim como eu) sacrifícios devem ser feitos para conseguir um objetivo.

A minha intenção sempre foi comprar um apê na planta, pois eu queria pegar as chaves e sentir o cheirinho de um apê novinho, sem um móvel sequer, sem nunca ninguém ter morado. Não que não seja muito bom comprar um apartamento já todo montado, mas meu sonho é montar do zero. Vamos combinar, porém, que independente de ser novo ou usado ter o seu lar próprio é uma conquista.

Inicialmente pensei: junto 10% do valor do imóvel e compro meu apê. Quando diminuiu a taxa de financiamento da Caixa Econômica Federal me desesperei, mas no final foi a melhor coisa para quem não gosta de ficar super endividado. Parece meio louco falar isso, pois prolongou o sonho de muita gente e inclusive o meu, mas logo vocês irão entender o meu ponto de vista.

Lembrando que tudo que falarei neste post é uma experiência pessoal, não sou especialista no assunto, ok? Estou nessa fase de compra de apartamento e já estou sofrendo na pele muita coisa mesmo antes de fechar qualquer negócio.

O que mais a gente escuta das pessoas é que é muito mais vantajoso comprar um imóvel na planta. Porém, a minha pergunta é: Vantagem para quem? Outra coisa que escutamos é que um imóvel na planta é mais barato e a minha pegunta é: tens certeza?

Quando pegamos aquele panfleto com um imóvel lindo, novinho e com um preço 20% menor do que ele vale, com uma entrada de 5% do valor total  e parcelas minimas… Os olhos chegam a saltitar! Então, chegamos na construtora na maior empolgação e esquecemos das burocracias. A gente quer é comprar! Chega o primeiro mês e as más noticias começam a chegar: as parcelas aumentaram! Por qual motivo? INCC!

INCC é o Índice Nacional de Custo da Construção. Todo mês o INCC é corrigido e com isso aumenta o valor das nossas parcelas e também o valor a ser financiado pelo banco a cada ano. Problema? Esse valor a mais pago nas parcelas não abate em nada no final da obra e só aumenta o valor a ser financiado no final. É um valor a mais, uma taxa. E se não estivermos cientes disso poderemos nos perder na dívida e o que era pra ser um sonho… Se torna um pesadelo.

thah-de-pavulagem-sonho-pesadelo

Ninguém empresta e financia nada se não houver juros! Óbvio! Então, quanto mais dinheiro a gente juntar, menos juros pagamos. Esse é o pensamento que tirei com as mudanças de financiamento da Caixa. Um apartamento de 300 mil ela só financia 60%. Então, até  o final da obra, teremos que pagar 40% do valor do imóvel + INCC e depois da obra pagar os outros 60% +INCC (que juntou durante os anos de entrada pra construtora) + juros. Viram quantos juros em cima? Pra mim é dinheiro jogado no lixo! Imagina pagar juros antigamente que só precisava de 10% do valor do imóvel!

Com certeza fechar o negócio no início da obra é maravilhoso, pois a gente pode escolher o andar e o apartamento que quisermos, mas o montante de taxa pago no final da obra pode não ter sido um bom negócio e o que era pra ser mais em conta que um apartamento usado pode se tornar mais caro! Temos a facilidade de pagar 40% ou mais durante 4 anos, mas é importante colocar na balança e ver o que é mais vantajoso.

No caso do imóvel usado não teremos o INCC, o imóvel está pronto, não teremos que pagar chave, não teremos problemas de construtoras pedirem taxas a mais inconstitucionais e nem com atraso de obras ou até nem entregarem o apê. Teremos, porém,  que ter no ato da compra 50% do valor dele. Se custa 500 mil, temos que ter 250 mil em mãos.

Coloca no papel: se podes esperar 4 anos para um imóvel ficar pronto, que tal esperar deixando esse dinheiro 4 anos guardadinho em uma poupança ou em outro meio de investimento? Com certeza nem vais precisar de 4 anos para estar com o imóvel em mãos. E o melhor? Não vais precisar pagar tanta taxa ou pode até pagar a vista!

Não quer ou não pode esperar 4 anos? Guarda dinheiro até conseguir 40% do valor do imóvel que queres e compra quando o empreendimento estiver praticamente pronto, faltando menos de 1 ano para ficar pronto. Já ajuda muito, pois pagarás pouco INCC (só não esquece de perguntar sobre o pagamento das chaves, pois pode ser outro pesadelo).

Espero ter aberto os olhos de vocês para essa questão, pois no início a gente só vê flores e no decorrer dos anos o que era um sonho se tornou um inferno. Agora fica com vocês a escolha do que é mais vantajoso: se é comprar um apartamento na planta ou usado.

Eu queria comprar o apartamento este ano de 2016, coloquei inclusive como meta. Depois que vi o tanto de taxas me desesperei e não assinei o contrato que estava em minhas mãos. Por hora mudei minha meta, pois ao fazer as contas vi que se juntasse dinheiro por mais três anos perderia menos dinheiro no final. É uma escolha!

Beijos,