Acredito que esta seja uma pergunta que provavelmente nem tenha uma resposta concreta. É preciso compreender que um blog não é feito somente de plataforma, mas é evidente que ajuda. Então, Blogger ou WordPress? Qual é a melhor plataforma?

thah-de-pavulagem-blogger-ou-wordpress

Afirmo sem vergonha que até 2015 usei a plataforma Blogger. Como alguns sabem eu iniciei a vida de blogueira muito nova, em 2001 mais ou menos, e naquela época é fato que eu não tinha dinheiro pra investir em hospedagem. Quando voltei pra blogosfera em 2011 eu não tinha emprego, então escolhi continuar em plataforma grátis: o Blogger.

Pra deixar com uma carinha mais profissional comprei o domínio, tirei a toolbar do blogger e eu mesma montei um layout do jeito que eu sabia. Afinal, ninguém trabalha de graça e um layout personalizado custa grana e, como já disse, eu não tinha. Assim segui por 4 anos.

Depois disso decidi que era a hora de investir mais no meu blog e fui atrás para saber preços. Achei profissionais que cobravam de R$70 a R$3.500. Fui enrolando até chegar a hora de não conseguir mais ficar com o layout feito por mim e nem no Blogger.

O que mais me incomodava? Por ser uma plataforma grátis é muito restrita a códigos HTML, não tem aplicativos para ajudar no funcionamento (eu precisava saber HTML), não é muito seguro, dava muito erro, caía, a área de comentários não é bonita. E além do conteúdo, a imagem e o funcionamento de um blog são muito importantes.

Para blogueiros iniciantes, que não tem muita verba pra investir, que não sabem se amanhã ainda vão continuar a postar, acredito que o Blogger seja uma excelente opção. É uma forma de iniciar, se adaptar a esse novo mundo e desistir não será problema se for o caso. Afinal, não teve um investimento alto.

Quando passei pro WordPress foi muito difícil, porque não é nada intuitivo como o Blogger. A primeira barreira foi ter que escolher entre WordPress.com ou WordPress.org que eu nem sabia que existia. Pensei que só existisse um WordPress! Porém, na internet temos vários sites que nos ajudam nessa escolha. Inclusive será o próximo post aqui para ajudar blogueiros.

Por mais que seja mais complicado e bem mais caro do que o Blogger gostei muito de ter mudado! Os aplicativos ajudam muito aqueles que como eu não tem conhecimento aprofundado de HTML, o site não cai, as estatísticas são mais bem detalhadas, é leve, rápido, seguro, pode monetizar e escolher como cada página receberá os anúncios. De verdade, achei bem mais profissional e é um excelente investimento.

Não quero dizer com este post que exista uma plataforma melhor do que a outra, não tem uma receita pronta. Tentei colocar a minha experiência de quase 16 anos de blog e quase 5 anos diretos com o Thah de Pavulagem. Saibam que temos opções e sendo paga ou não são boas.

Temos blogueiras profissionais e conhecidas que usam até hoje a plataforma Blogger e outras que ainda iniciantes estão no WordPress. A minha história foi inicialmente em plataformas grátis até chegar hoje em uma paga. Não me arrependi e esta experiência pode resultar neste post.

Espero de coração que eu tenha ajudado, pois há uma ‘guerra’ para saber se Blogger ou WordPress é melhor e acredito que só analisando para saber. Cada caso é um caso.

Beijos,