Bem, como eu disse que iria falar também um pouco da minha cidade aqui no blog, esse post não poderia faltar de jeito algum hihi. Não sou Católica, mas hoje falarei um pouco sobre o Círio de Nazaré que ocorre todo ano aqui na minha cidade, espero que vocês gostem 😀

Imagem Claudia Palheta

Imagem Claudia Palheta

Ontem, foi realizado mais um Círio de Nazaré aqui em Belém-PA, o 219º. Minha familia é de Católicos, mas meus pais se tornaram espíritas no decorrer do casamento, portanto fui criada em berço Espírita e hoje ainda sou Espírita. Entretanto, quando voltei de Manaus pra Belém, estudei em colégio de freira e cada dia mais adorei Maria (até me apresentar vestida de Maria, me apresentei. Mas, essas fotos estão confiscadas, porque a época não me favorecia haha).

Depois de tantos Círios já não o vejo como somente uma manifestação de fé, se tornou uma manifestação cultural. Então, se tu tens algum preconceito com a religião, vendo dessa forma poderás entender o que quero também deixar registrado aqui.

A história do Círio é linda, assim como todas as histórias Cristãs. Mas, pra resumir:
No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela (fonte: portal Círio de Nazaré).
 Círio de nazaré em Belém 2011, foto por Thálita Montenegro
E ontem foi a segunda vez que participei do Círio em Belém. Foi lindo, emocionante. A gente acaba se bitolando tanto com a maldade do dia a dia que acabamos não crendo mais que as pessoas ainda tem fé, que ainda buscam pelo bem… e ontem eu me renovei.
De acordo com o que li nos jornais, essa manifestação reuniu 2,3 milhões de fiéis. Tiveram momentos em que pensei que eu fosse morrer pisoteada, mas no fim tudo deu  certo! Foi lindo demais!
Essas fitinhas são vendidas o ano todo por aqui, principalmente na Av. Presidente Vargas onde tem as principais lojas com produtos regionais, mas é nessa época que realmente a gente vê em  todos os lugares hihi. Comprei 5 fitinhas de recordação por R$1 e enfeitei a roupa.
Fitas do Círio de Nazaré, foto por Thálita Montenegro
 
Os que creem amarram essas fitinhas na maioria das vezes no pulso e fazem três nós, sendo cada nó um pedido. Há quem amarre mais de uma fitinha. Muitos dizem que seus pedidos foram realizados!
 
Brinquedos feitos de Miriti, fotos por Thálita Montenegro
Nessa última foto mostro os brinquedos de miriti. Aqui é comum também ser vendido nessa época, já que as pessoas ao agradecer levam materializados os seus pedidos ou os pedidos que foram realizados. No resto do ano encontra-se com facilidade nas lojas regionais da Av Presidente Vargas.
E as comidas? Não bati fotos das comidas! Mas nessa época as comidas regionais ficam mais ainda em evidência e não pode faltar uma boa Maniçoba, vatapá, camarão, tacacá… Huuuuum, me deu fome *-*
Sou suspeita pra falar o quanto é bom tudo isso, o quanto é lindo, porque amo a minha Terra, amo a minha cultura. Então, me digam vocês o que acharam ai nos comentários?
Beijos,