Hoje faz 72 anos do Holocausto e acredito ser uma excelente oportunidade de ser o primeiro post do blog este ano. O próximo post será com certeza sobre as metas de 2017. A minha intenção era gravar esse final de semana, mas como fiz uma cirurgia e não estou conseguindo falar direito, fica pro próximo final de semana.

Separei 5 filmes sobre o assunto que além aprendermos um pouco sobre a história, nos faz repensar a vida, nossas atitudes.

1 – O menino do pijama listrado (The Boy in the Striped Pyjamas – 2008)
Sinceramente só vi este filme uma única vez. É um filme pesado e ao mesmo tempo muito lindo. Vale a pena assistir.

O filme se passa na Alemanha e conta a história de Bruno e que tem apenas 8 anos e se muda com o pai e a mãe para um campo de concentração. Sem saber o que o pai faz começa a explorar o local e conhece Shmuel de mais ou mesmo a sua idade e que usa um pijama listrado. A amizade vai crescendo e eles não tem ideia do perigo que correm.

 

2 – Olga (2004)
Filme brasileiro conta a história de Olga Benário Prestes que foi uma militante comunista. Perseguida pela policia, foge para Moscou onde recebe treinamento militar e é encarregada de levar ao Brasil Luis Carlos Prestes. O romance nasce e com ele muita luta pela sobrevivência e o amor.

 

3 – A lista de Shindler (Schindler’s List – 1993)
Um dos filmes mais conhecidos e recomendados. Conta a história de Oskar Schindler comerciante no mercado negro, oportunista, que era membro do Partido Nazista. Porém, ao mesmo tempo amava o ser humano e conseguiu salvar mais de mil judeus no campo de concentração.

 

4 – O diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank – 1959 e Das Tagebuch der Anne Frank – 2016)
Muito batido, mas eu não poderia deixar de fora! Uma jovem de 13 anos se refugiou junto com a família em um esconderijo devido a perseguição com os nazistas. Apesar disso acreditam em dias melhores.

 

5 – A vida é bela (La vita e bella – 1999)
Também muito batido, mas um dos filmes mais lindos. Conta a história de Guido e seu filho Giosué que são levado para um campo de concentração nazista. Afastado da esposa, ele mostra todo o seu amor a seu filho ao usar a sua imaginação para o garoto acreditar que tudo o que passa é uma brincadeira.

Obviamente temos vários outros filmes sobre o assunto e deixo livre os comentários para vocês indicarem! Espero que tenham gostado e que esse seja o primeiro post de muitos deste ano de 2017.

Beijos,